Domínio próprio: importância e complicações
Ultimamente tenho recebido alguns e-mails com dúvidas a respeito sobre como mudar o domínio do blog e quais complicações isso pode trazer.
Sobre como trocar o domínio no painel do blog já tinha escrito um post sobre o assunto então, qualquer dúvida o leia:
Como criar um blog - parte II
Porque utilizar um domínio próprio:
- Indexa mais rápido nos mecanismos de buscas;
- Garante credibilidade;
- Prova que seu blog é um trabalho sério e que você prentende investir nele ao longo alcance;
- Se você desejar transferir seu blog para outra plataforma (como o wordpress.org, por exemplo) seus posts e seus rankings permanecerão o mesmo, polpando-lhe muita dor de cabeça.
Bem, nem tudo são flores na hora de mudar o domínio e infelizmente se você possui um blog com muitos posts já indexados nos buscadores terá alguns problemas:
- Perda de pagerank: quando muda o domínio seu pagerank zera então, se você possui um blog com um pagerank maior que 3 pense bastante se compensa trocar o domínio.
- Perda de backlinks: se possui diversos posts indexados em bons sites como o google, dihitt, ueba, digg... lembre-se que eles serão perdidos entçao, aqui é outro caso a se pensar.
Ele continua valendo e se alguém digitar ele será redirecionado automaticamente para o novo e, quando vencer o domínio e você por algum motivo você não renovar o antigo volta a ser utilizado.
Para quem quiser levar à sério seu blog (principalmente como forma de renda extra) um domínio próprio é essencial. Pois isto gera confiança com os mecanismos de busca, como você mesmo disse:"Prova que seu blog é trabalho sério...você pretende investir..."
Além do domínio, poderá se criar vários subdomínios próprios podendo ser organizados a distribuição e logística de um sítio (com várias sessões específicas) - além de uma infinidade de outras coisas mais. Também vale ressaltar que não só um domínio, mas uma hospedagem própria também é fundamental.
Serviços como o Blogger ou WordPress.Com são muito bons mas a verdade é que são limitados, no início são interessantes, mas à medida em que progride com seus negócios (se for o caso), começarão a mostrar estas limitações. Daí a importância de um domínio e hospedagens próprios (claro, também tem suas limitações).
Hoje se consegue domínios a partir de R$15,00 por ano e hospedagem a partir de R$120,00 por ano (de qualidade - acredite, sua hospedagem vale o que você paga por ela - já confirmei isto na prática!).
O que mais vemos por aí é: Ganhe milhões sem fazer nada!
Mas se você pretende construir um negócio sério: Para ganhar dinheiro, tem que se investir dinheiro!
Também como a autora ressaltou, se for fazer esta transição há perda de pagerank e backlinks, daí a importância de se fazer o planejamento antes. Mas se já está estabelecido(a), para tudo tem que haver sacrifícios (se o resultado valer o sacrifício, não pense duas vezes, pois quanto mais o tempo passa, mais o problema se consolida).
Concordo que o melhor é sempre adquirir o domínio antes de começar qualquer projeto.
Sou a favor da plataforma blogger/blogspot desde que com domínio próprio, template personalizado, páginas estáticas...
Para quem está começando o blogger é uma excelente opção e muito mais fácil de utilizar.
Infelizmente muita gente ainda tem preconceito com essa plataforma gratuita, mesmo vendo quantos blogs excelentes são mantidos nela.
Se alguém deseja transferir o blog e possuí um domínio próprio, todo seu conteúdo, links e pagerank vai junto e não ficará para o domínio .blogspot.
Discordo. Pelo seguinte:
1 – Tenho um blogspot, e os meus posts são indexados no Google entre 20 a 30 minutos depois, o que me parece razoável. Ninguém precisa de menos. Além disso, consta que o Google indexa primeiro os posts ligados aos seus domínios, como blogspot. Mas isso pode ser apenas uma lenda.
2 – O domínio próprio garante credibilidade? Ora, é o conteúdo de um endereço que lhe dá credibilidade, não importa o domínio. O lixo que há em endereços próprios é tão grande quanto o dos endereços genéricos.
3 – O mesmo vale para o argumento do “trabalho sério”. É o conteúdo que determina o que é sério ou não.
Faltou dizer: o correto não é "Porque utilizar um domínio próprio", mas "Por que utilizar um domínio próprio".
O "Por que", nesse caso, é separado.
Erros como esse existem aos montes tanto em domínios próprios como em genéricos. O que serve como exemplo do que disse acima.
Obrigada por compartilhar conosco sua opinião sincera.
De minha parte agradeço-lhe por corrigir meu português (errar é humano, afinal não sou um computador).
Você se esqueceu de deixar o link para que possamos visitar o seu blog.
Continue nos prestigiando.
Concordo com você em relação ao preconceito que os usuários têm com plataforma gratuita, estava pensando em um domínio próprio para meu blog, mas após ler seu post, fiquei em dúvida, vou ver melhor. Obrigado pela informações tão úteis.
As vezes penso em mudar mas a indecisão é forte..
Olá! Adquiri um domínio próprio através do UolHost e continuo com meu blog hospedado no Blogspot. Tudo está funcionando perfeitamente por enquanto, inclusive os links que tenho espalhados por aí são redirecionados automaticamente também para meu domínio próprio.
Obrigado pelas dicas! Tenho lido sempre seu blog e suas informações foram preciosas para que eu mudasse para um domínio .com
[]'s
Obrigada a todos pelo comentário.
Rodrigo, acabo de acessar seu blog e ele ficou 1000 vezes melhor com o domínio .com!
É bom saber dessas coisas.
dominio proprio eh muito bom, e custa barato!
Concordo Marcus:
Domínio próprio custa muito pouco e é muito melhor que o domínio .blogspot.
Muito Interesasnte, mas é necessário um bom conhecimento pricinpalmente na área de programaçãop para utilizar-se de um domínio próprio.
Agradeço pelo esclarecimento a respeito de um domínio próprio, pois eu tenho pensado nisso mais tarde eu vou elaborar um planejamento para não pagar caro pela futra mudança.
Um abraço!
Cecília:
Vejo e entendo pelas vantagens.
Quanto à qualidade da informação ou conteúdo e a procura do mesmo vai de cada um, ou do momento.
Aprecio seu trabalho pela simplicidade e honestidade no que se propõe fazer.
Ninguém nasceu acertando tudo ou dono da verdade.
Há realmente muito desserviço a meu ver, e mesmo assim tem seu público, afinal o sol nasceu para todos, incluindo “invalidadores”, que também são filhos de D_us.
Parabéns e []'S.
Ter um dominio próprio é realmente muito bom! Quando comprei o meu precisei ler mutos posts como esse para saber como configurar o blogspot e os servidores DNS. Hoje sinto falta na blogosfera de posts que ensinem a configurar um endereço de email usando o dominio. Por exemplo: meuemail@meudominio.com.br
Olá José Victor, não sei se vais voltar aqui para ler este comentário, mas em breve posso publicar em algum lugar tal tutorial. digo isso pois irei passar por essa via e assim compartilharei depois o que eu conseguir. Tenho o caminho, basta saber se vai funcionar. Dou a dica que é criando entradas CNAMEs e MX e utilizar o google apps que lhe da até 50 contas de email no modo free com até 8gb em cada uma delas. Se quiser esperar posso providenciar tal tutorial. Se eu souber que vai bombar eu providêncio o quanto antes. Já uso o google apps mas em um dom´nio hpsedado em um host, onde configurei os apontamentos CNAMEs e entradas MX para os servidores do google. Mas não sei se vai funcionar em casos de editores DNS free e relacionados.
Abraço
Postar um comentário
Agradeço seu comentário, mas por favor não faça SPAM!