Pesquisa personalizada

08/06/2009

O que fazer quando copiam seu conteúdo

Sábado recebi um e-mail interessante.
Quem me escreveu foi a Edilza do blog Saúde pelas Plantas, informando que um outro blog havia copiado seu texto (ou melhor: seu texto, a foto e o vídeo que ela havia colocado) e perguntou o que ela poderia fazer.
Verifiquei o outro blog e vi o post copiado (não irei colocar aqui o endereço do post em questão, já que um blog que toma uma atitude dessas não merece ser divulgado).

Agora sim: Qual atitude tomar?
Para quem não sabe o Google possui uma ferramenta de denúncia para quem infringe essa política de boa visinhança.
Acesse o formulário.

Como preencher:

  • digite seu nome,
  • sobrenome,
  • o nome de seu blog,
  • endereço dele,
  • seu e-mail,
  • seu país,
  • onde está localizado seu texto,
  • qual é o conteúdeo copiado.
Sobre o conteúdo duplicado:
  • Coloque o endereço com seu conteúdo copiado;
  • Confirme que o conteúdo foi duplicado.
  • Coloque a data, sua assinatura e envie.
Atenção:
Leia com atenção o formulário (está em inglês então, se não compreende a língua, use uma ferramenta de tradução).
Nele você está jurando (sob perjúrio) que o conteúdo é de sua autoria e foi copiado com más intenções.

Recomendação:
Antes de enviar a reclamação por escrito, como ensinado acima, recomendo entrar em contato com o blog em questão, informar que o conteúdo é cópia de um texto seu (deixe um link para ele) e fornecer um prazo (cerca de 2 a 3 dias) para retirar o texto.
Avise que se o conteúdo não for retirado você tomará as devidas providências.
Se não adiantar, use o formulário.

20 Comentários:

Anônimo disse...

Geente isso é bom demais!!!
Eu já tive o desprazer de ver um texto meu completamente plagiado!!!
Adoooreii!!!! :D
Abraçoos

Fernando Lima disse...

Olá!

Seu post foi escolhido para ser destaque na home do BlogBlogs :)

Um grande abraço

Fernando Lima
BlogBlogs
http://blogblogs.com.br

TONY disse...

Olá Cecília

Por acaso isso já me acontecwu algumas vezes..
E o engraçado, é que neste copianço, tem mais visitas e comentárioa..
Porque será?

Sou eu que não tenho tanto tráfico, no mesmo servidos do copiador?

Não sei explicar

Um abraço

Limara Lis | Alinhavos de Moda disse...

Ótima matéria!Parabéns!

Edu Chaves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edu Chaves disse...

Também já tive o desprazer de ter um conteúdo meu copiado. Acho que até podem copiar, mas que dê os créditos. A pessoa que copiou, logo depois me deu os créditos. Isso está até na regra do meu creative commons. Ótimo post.

Cecília Parente disse...

Obrigada a todos pelos comentários.

@Tony
Infelizmente é verdade que alguns posts nossos acabam recebendo mais visitas e comentários em outros blogs (seja porque é mais lido, divulgado ou utilizando SPAM mesmo).

@Sequelanet
Concordo e respeito o Creative Commons.
Acho que o ideal, se é que possamos chamar assim, é a pessoa ao menos citar a fonte de onde buscou aquele conteúdo e não utilizar o post inteiro (muito melhor fazer um comentário, acrescentar algo novo e passar crédito a quem merece).

Anônimo disse...

A idéia é boa...

desculpem a chatice, mas nem tudo os viZinhos copiarão...

Gabriel Meissner disse...

Não conhecia este recurso, obrigado por ensinar o que fazer nesta situação. Ainda não vivi isso, mas se um dia acontecer já sei o que fazer.

Vou divulgar seu post no meu blog também. Ele merece ser lido por mais pessoas.

Joana disse...

Obrigada pela informação.

Ainda não me aconteceu, sem pedirem autorização, mas quem sabe um dia...

Um abraço
Joana

Unknown disse...

Ou

Relaxem e gozem com uma licença creative commons no seu site. Fassavor...

Anônimo disse...

Obrigado pela dica, já até deixei no favoritos o link. Abraços.

Sonia Regly disse...

Excelentes dicas. Boa matéria.Gostei!!!

Vinicius Escano disse...

Opa, eu não sabia desse formulário do Google. Valeu pela dica. Até mais, abraços

Alexandre Akira Forato disse...

Não vejo problema em copiar meu conteúdo, desde que me avisem e coloquem os devidos créditos, dizendo que o texto, foto ou vídeo seja de minha autoria.

Mas é bom saber desta ferramenta.

Paulo Lapa disse...

É pena que actualmente existam mais pessoas a plagiar outras sem o mínimo de escrúpulos e que nem sequer avisam ou colocam os créditos... Mas felizmente que já existem métodos para banir essas pessoas da rede... Parabéns pelo artigo;)

Anônimo disse...

Olá Cecília.

Novamente estou aqui elogiando o post, achei muito interessante, e por isso tomei a liberdade de copiá-lo.

he he he he

Mas com os devbidos direitos autorais dispostos na postagem.

Queria sua ajuda, na minha campanha pró WC3.

Link: no Blog www.cssti.wordpress.com

Buscar w3c ou 5w2h.

A intenção é buscar uma maior divulgação do w3c, e assim uma valorização dos profissionais que buscam tal especialização.

Atenciosamente,

Equipe CSS TI

Anônimo disse...

Fiz a reclamação no blogger e eles apenas apagaram os post que eu havia relatado. Hoje descobri que o cara está copiando TODO O MEU BLOG!

Mércia Lustosa disse...

Isso é bem legal. Vou seguir os passos que vc sugeriu aqui pra quando copiarem meus textos e não colocarem os créditos.
Vc poderia me ajudar em outra coisa? É o seguinte. Tentei colocar um link para o meu twitter lá no meu blog, mas não consegui a imagem que eu queria pq não soube qual o código pra usar no modelo do blog (HTML). O meu bog é hhttp://espelhofeminino.zip.net.

Mércia Lustosa disse...

Opsssss...Obrigada. Bjos

Postar um comentário

Agradeço seu comentário, mas por favor não faça SPAM!

"sprintrade network"

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO